Lobateando para Valer

O projeto Lobateando para Valer, promovido há 20 anos pelo Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG), alcança mais uma etapa em 2025 com a realização da segunda fase: Lobateando por São Paulo. Entre os dias 3 e 6 de setembro, 25 alunos do 5º ano embarcaram em uma viagem educativa e cultural para São Paulo, explorando o universo do escritor infantil Monteiro Lobato e outros marcos históricos e culturais da região.

Na edição deste ano, a primeira fase — intitulada Lobateando por Cuiabá — ocorreu em março e contou com a participação de 84 estudantes. A proposta foi oferecer aos alunos uma experiência imersiva nos pontos históricos e culturais da capital mato-grossense, fortalecendo a conexão com o patrimônio local antes de explorar os cenários ligados à obra e à vida de Monteiro Lobato. “Durante dois dias, os alunos visitaram museus, monumentos históricos e locais significativos, proporcionando uma vivência prática que complementa o que é ensinado em sala de aula”, destacou a coordenadora do Ensino Infantil e Anos Iniciais, Professora Marlene de Fátima Proença Abdo. Segundo ela, o objetivo é “fortalecer a cultura local primeiro, para depois levar os alunos a conhecerem a cultura e a cidade de Monteiro Lobato”.

Além do rico aprendizado proporcionado pelas etapas do projeto, o “Lobateando para Valer” já impactou mais de 2 mil estudantes desde sua criação. A iniciativa mistura história, literatura e vivências culturais que promovem o protagonismo educacional e reforçam o apreço dos jovens pela cultura brasileira.

A ideia de unir literatura e vivências práticas não encantou apenas os estudantes, mas também as suas famílias. Claudia Andreia Gomes das Graças Graciani, mãe do aluno Murilo, enfatizou a importância dessa experiência para o seu filho e como o projeto já marcou sua família anteriormente:

“O Projeto Lobatiano por São Paulo é uma experiência maravilhosa na vida dos nossos filhos. Há uns anos atrás, a nossa filha Aline já tinha participado e agora chegou a vez do nosso caçula, do Murilo. […] É uma viagem que fica marcada para o resto da vida, na memória afetiva da criança, pela experiência, […] tornando-o até um pouco mais independente. Ele está vivendo tantas coisas maravilhosas que esse projeto oferece, como o passeio ao aquário em São Paulo ou à cidade de Monteiro Lobato”.

Ana Paula Santos Molina, professora de Geografia e História que acompanha o grupo, reforçou os valores pedagógicos da iniciativa:

“O Projeto Lobateando por São Paulo, é um projeto onde conhecemos as obras de Monteiro Lobato. Os alunos vivenciam essas experiências em loco, aprendendo não só a valorizar a literatura, mas também a guardar como memórias afetivas as experiências vividas ao longo da viagem”.

Com uma programação cuidadosamente planejada, a viagem incluiu visitas a locais icônicos como o Aquário de São Paulo, o Museu Monteiro Lobato (casa onde viveu o autor), o Santuário Nacional de Aparecida e o aclamado Museu Catavento, famoso por suas exposições interativas de ciência e cultura.

Nas palavras da coordenadora Marlene Abdo, “os alunos terão a oportunidade de conectar seus aprendizados sobre Monteiro Lobato com lugares reais que fizeram parte da história dele, fortalecendo ainda mais o conhecimento por meio da prática e vivência”.
________________________________________

Programação resumida
• 03/09: Visita ao Aquário de São Paulo e deslocamento para Pindamonhangaba, com hospedagem no Hotel Plaza Colonial.
• 04/09: Visita ao Museu Monteiro Lobato e experiências culturais na região.
• 05/09: Passagem pelo Santuário Nacional de Aparecida e pelo Museu Catavento, encerrando com retorno ao aeroporto.
• 06/09: Retorno para Cuiabá com chegada prevista às 02h10.
________________________________________

O projeto “Lobateando para Valer” reforça o compromisso do Colégio Salesiano São Gonçalo em oferecer uma formação que vai além da sala de aula, proporcionando experiências que marcam a educação e a vida dos estudantes.

Algumas avaliações recebidas

Momentos

Galeria de imagens

CONTATO

Telefone: (65) 3616-8100
Avenida Dom Bosco, 605 – Bairro Dom Aquino
CEP 78015-180 – Cuiabá – MT
07h às 11h e das 13h às 17h – segunda a sexta

SOBRE NÓS

Colégio de Educação Básica com 130 anos de existência, tradição e inovação são algumas de nossas características, excelente infraestrutura, corpo docente da melhor qualidade, altamente capacitado para formar pedagogicamente e moralmente os nossos alunos.