Formação - Autismo na Escola

Curso debate práticas pedagógicas para alunos autistas e abre vagas para docentes da rede pública e privada e famílias. Autismo não é um tema novo para o Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG). Como melhorar as práticas pedagógicas na inserção de alunos autistas e especiais tem sido objeto de estudos dos professores ao longo do tempo. “No entanto é sempre importante nos atualizarmos sobre as novidades da ciência”, diz a coordenadora do Ensino Infantil, professora Marlene de Fatima Proença Abdo. Desde o dia 9 de setembro até o dia 20 o CSSG está acolhendo o curso: “Autismo para Educadores”, através de uma parceria do Instituto INCA inclusão, Cidadania e Ação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A iniciativa garante vagas para todos os professores da rede particular ou pública de Cuiabá, pais e demais interessados no assunto. O curso busca elevar a conscientização sobre o Autismo, promover o diagnóstico precoce e estabelecer uma rede robusta de suporte para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao mesmo tempo promove a capacitação dos educadores da Comunidade Escolar para identificar sinais precoces do TEA, com ênfase nos professores da primeira infância do Ensino Fundamental. Ministram palestras: Denise Ferreira Vilela Figueiredo (Psicóloga), Hellen Viviane Morgenstern da Silva Santos (Fonoaudióloga),Ilza de Andrade Carvalho(Neuropsicóloga), leda Marta de Souza Flor(Psicóloga)e Rosalina Gomes Kleim Moreira(Psicóloga). Autismo é discutido em evento internacional.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), iniciou no dia 10 de setembro, o Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva. O evento buscou compartilhar estudos que evidenciam a eficácia dos modelos educacionais inclusivos para estudantes autistas, em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com deficiência (Decreto nº 6.949/2009) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). O encontro aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Segundo os presentes, o aumento expressivo do número de matrículas de estudantes autistas nas redes de ensino nos últimos anos aponta para a necessidade de fortalecimento de políticas e estratégias pedagógicas com vistas à identificação e à eliminação das barreiras enfrentadas por esse público no contexto educacional. Além disso, existe um trabalho para ampliação e qualificação do investimento em recursos e apoios, a fim de garantir o direito desses alunos à educação inclusiva.

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SOBRE NÓS

Colégio de Educação Básica com 130 anos de existência, tradição e inovação são algumas de nossas características, excelente infraestrutura, corpo docente da melhor qualidade, altamente capacitado para formar pedagogicamente e moralmente os nossos alunos.

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