
NOSSA HISTÓRIA

No dia 18 de junho de 1894, chega a Cuiabá, MT, o primeiro grupo de salesianos sob a chefia de dom Luís Lasagna. Eram cinco jovens missionários que logo iniciaram suas atividades na Paróquia do Porto. Em setembro do mesmo ano de 1894, fundaram o “Liceu Salesiano de Artes e Ofícios”. Já no ano seguinte, adquiriram uma chácara um pouco mais distante do rio, próximo a avenida Prainha de hoje, onde foi construído o Colégio Salesiano São Gonçalo.
Em 1897, o Liceu Salesiano foi instalado numa antiga chácara, no alto de um morrinho na margem esquerda do córrego da Prainha, junto à antiga Rua dos Pescadores (como era, também, conhecido o Caminho do Porto, atual XV de Novembro). Ali, foi erguida uma capela dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora. Dom Aquino Corrêa era seu ilustre devoto e, quando diretor do Liceu Salesiano, propôs a construção de novo templo à “estrela de sua vida”, como se referiu padre Pedro Cometti sobre a devoção do bispo de Prusíade.
Os Salesianos que fundaram o Colégio São Gonçalo vieram do Uruguai, a convite do Arcebispo de Cuiabá, chegando em 18 de junho de 1894, sob a chefia do Bispo Dom Luis Lasanga. Residentes na Igreja São Gonçalo(Porto), em setembro do mesmo ano fundaram o “Liceu Salesiano de Artes e Ofícios“. Em 1985 iniciaram-se os primeiros cursos profissionalizantes, com as oficinas de serralheria, carpintaria, alfaiataria e sapataria. No ano seguinte, os salesianos se transferiram numa chácara, próxima ao Córrego da Prainha, entre a região do Porto e o centro de Cuiabá, local onde construíram o Colégio Salesiano São Gonçalo.
Em 1900 foi inaugurado o Observatório Meteorológico Dom Bosco, o primeiro de Mato Grosso. No ano seguinte, iniciou-se a construção do novo edifício do “Liceu São Gonçalo“, sendo concluído o primeiro lance em 1906. Durante muitos anos, o Liceu foi ponto de referência para a juventude mato-grossense, especialmente para os mais empobrecidos, abrigava alunos internos e atendia alunos externos, uma grande sala, bem enfeitada, funcionava como capela para as devoções dos Salesianos e alunos. Crescendo o número de alunos, foram erguidas novas construções e apareceu a necessidade de um ambiente maior para a vivência religiosas.
Hoje ele ocupa toda a área disponível, em diversos blocos, e oferece aos seus educandos, toda a estrutura necessária para prestar um serviço educacional de qualidade
