Separação de misturas

MISTURAS HOMGÊNEAS E HETEROGÊNEAS – TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO

“Durante esta aula, alunos de 9ºANO investigaram diferentes sistemas: sólido-líquido, líquido-líquido e sólido-sólido, abordando propriedades de cada material e classificando-os como substâncias puras ou como misturas.

Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.  Mistura homogênea (também chamada de solução) apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Como exemplo de mistura homogênea tem-se o ar, por exemplo, que é uma mistura de gases; enquanto a água mineral que ingerimos, apesar de cristalina, contém muitas substâncias dissolvidas. Já como exemplo de mistura heterogênea (sistemas onde são os componentes são visíveis), muito comuns, a água que chega nas estações de tratamento(ETA’s) apesar de apresentar muitas partículas dissolvidas, também apresenta materiais insolúveis como galhos de árvores, plásticos, e outros materiais descartados indevidamente oriundos de residências, comércios, indústrias, etc.

Para a construção do conhecimento, os estudantes testaram diferentes técnicas de separação de acordo com o aspecto de cada mistura: solubilidade entre os componentes, atração magnética, tamanho das partículas, densidades, etc. Foram realizadas técnicas de separação como catação, peneiração, decantação, cromatografia, destilação simples, filtração, separação magnética e dissolução fracionada.

Enfim, no momento de “decidir” qual(is) técnica(as) utilizar, nossos alunos verificaram que tais assuntos estão presentes na natureza, no dia-a-dia de cada pessoa, e assim reconstruíram seus saberes sobre o mundo em que vivem.”