de tradição e competência

O Colégio Salesiano São Gonçalo iniciou suas atividades em Cuiabá em 1894. Sempre priorizou, na sua prática educativa, a razão, a religião e o carinho. Oferece formação integral ao educando, a fim de prepará-lo a viver com amor e liberdade, seus direitos e deveres, para com /deus, para com a igreja e a sociedade.

Os salesianos que fundaram o Colégio São Gonçalo vieram do Uruguai, a convite do arcebispo de Cuiabá, chegando em 18 de junho de 1894, sob a chefia do Bispo Dom Luis Lasagna. Residentes na igreja São Gonçalo (Porto), em setembro do mesmo ano fundaram o “Liceu Salesiano de Artes e Ofícios”. No ano seguinte, os salesianos se transferiram numa chácara, próxima ao Córrego da Prainha, entre a região do Porto e o centro de Cuiabá, local onde construíram o Colégio Salesiano São Gonçalo

Hoje ele ocupa toda a área disponível, em diversos blocos, e oferece aos seus educandos, toda a estrutura necessária para prestar um serviço educacional de qualidade: salas de aula, laboratórios de Biologia, Física, Informática e Química, salas com lousas digitais e outras tecnologias. Possui um amplo e equipado ginásio poliesportivo, piscinas, quadras, campo de futebol, anfiteatro e o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

A educação infantil, instalada em prédio próprio, conta com uma estrutura específica e está utilizando a metodologia e didática da Rede Salesiana de Escolas (RSE). Para maior segurança dos alunos, professores e funcionários, todos os ambientes tem vigilância 24h por vídeo câmeras, além dos educadores de pátio e porteiros.

Comprometido com a formação integral, o colégio oferece uma extensa lista de atividades extracurriculares. São oferecidas modalidades de esporte: natação, judô, vôlei, handebol, futsal, basquete, xadrez; de artes: instrumentação musical (violino e violão), dança coral, teclado, pintura, etc; e na formação religiosa: catequese de preparação para a 1ª Eucaristia e Crisma e diversos grupos organizados de Pastoral. Os educandos podem contar com a estrutura da Casa do Sonho, instalada no município de Chapada dos Guimarães, onde são realizados encontros de reflexão (Jornadas) e Projetos Pedagógicos.

Além disso, todas as etapas de educação (do Infantil ao Ensino Médio) desenvolvem projetos pedagógicos, que objetivam formar cidadãos conscientes de seu papel, com o cuidado para o meio ambiente (Casa comum) e a inclusão.

“Uma educação rumo à excelência” é o princípio que norteia a gestão do São Gonçalo, conservando a tradição e abertos à inovação. Cada ano o colégio se adapta às novas tecnologias e às disposições legais.

Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco são os nossos padroeiros. Eles nos inspiram e abençoam nossos Educadores, Educandos e suas famílias.

EDUCAÇÃO QUE VOCÊ CONHECE E CONFIA