Comunicados aos Pais

O Colégio Salesiano São Gonçalo comunica a suspensão das atividades referentes a XL Olimpíada Salesiana/Campanha do Alimento/Peregrinação e Festa Junina que constam no calendário escolar, que seriam realizadas no 1º semestre de 2021, em virtude da Covid-19 e da necessidade de isolamento social.


Reiteramos, por fim, a necessidade de acompanharem com eficiência às aulas híbridas (Anos Iniciais ao Ensino Médio) e presencial (Educação
Infantil; Estendido e Cursinho).


Contamos sempre com o apoio e parceria dos senhores.

Atenciosamente,

A direção.

O Colégio Salesiano São Gonçalo de acordo com o decreto municipal nº 8.388 de 09
de abril de 2021 informa:
1. A partir do dia 12/04 (segunda-feira), serão reiniciadas as
aulas híbridas, para os Anos Iniciais, os Anos Finais e Ensino Médio,
como também, aulas presenciais para a Educação Infantil/Período
Estendido e o Cursinho.
2. O Departamento Pedagógico e o Administrativo do Colégio
funcionarão normalmente das 7h às 11h e das 13h às 17h, a partir do
dia 12/04 (segunda-feira);
3. A Livraria funcionará normalmente;
Certos de contarmos com apoio de todos, desejamos bênçãos e proteção do Cristo
Jesus Ressuscitado às nossas queridas famílias

comunicado oficial – clique aqui 

.

Estimados Pais e responsáveis, 

A pandemia do Covid-19 neste ano de 2020, provocou a suspensão das aulas presenciais e a adoção de aulas remotas para garantir a segurança da comunidade escolar. Neste contexto o Colégio Salesiano São Gonçalo já apresentou o Plano Pedagógico Estratégico 2020 e o Plano de Contingência Covid-19. Entretanto, é hora de organizar o plano de retomada escolar 2021, indispensável por adoção de boas práticas pedagógicas que assegurem a superação das possíveis defasagens de aprendizagem e o pleno desenvolvimento dos alunos.

Seguem as Estratégias Didático/Pedagógicas 2021 elaboradas pelo Coordenadores Pedagógicos, para assegurar a sequência do desenvolvimento pedagógico de cada aluno, no ano letivo 2021.

Anos Iniciais | Anos Finais | Ensino Médio 

Senhor Responsável,

Inicialmente, agradecemos pela parceria e compreensão diante desta nova forma desafiadora que está sendo ensinar os seus filhos, nossos alunos, diante deste cenário de pandemia. A nossa gratidão e o nosso muito obrigado!

O objetivo deste comunicado é informar-lhe sobre a reorganização do calendário escolar para o ano letivo de 2020, o plano pedagógico estratégico do colégio, a prorrogação do desconto emergencial concedido em razão do aproveitamento das aulas não presenciais e, por fim, a confirmação da situação financeira da Educação Infantil.

Reorganização do Calendário Escolar e  Plano Pedagógico Estratégico

O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso – CEE-MT, por meio da Resolução Normativa nº 003/2020, de 10/06/2020, que dispõe sobre as Normas de Reorganização do Calendário para o ano letivo de 2020, a serem adotadas pelas instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino em razão da Pandemia da COVID-19, assegura, em seu Art. 6º, III: “O cômputo da carga horária de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) realizadas de forma concomitante ao período das aulas presenciais, quando do retorno das aulas”.

E, em seu Art. 10, estabelece: “enquanto durarem as condições de isolamento social, as instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino que optarem por desenvolver atividades pedagógicas não presenciais devem elaborar um Plano Pedagógico Estratégico e encaminhar aos órgãos superiores”.

Neste sentido, em cumprimento à normativa em questão, o Colégio Salesiano São Gonçalo protocolou o Plano Pedagógico Estratégico junto à Assessoria Pedagógica da SEDUC, restando agora, após a definição do retorno das aulas presenciais, reorganizarmos, em definitivo, o calendário escolar 2020 para ciência  dos interessados.

Desconto Emergencial

Após reavaliação financeira, o colégio decidiu prorrogar o Desconto Emergencial concedido em junho e julho, incrementando em 15 (quinze) pontos o percentual de desconto concedido na parcela 04 (março de 2020), para as parcelas com vencimento em agosto a novembro de 2020, a todos que o solicitaram.

O responsável que não fez tal solicitação poderá fazê-la por meio do requerimento disponível no portal do colégio, exceto aos alunos beneficiários de bolsas sociais, benefício de mérito, por força de convenção coletiva e as parcelas já quitadas.

Educação Infantil

Com relação à situação financeira da Educação Infantil, considerando o Parecer 5/2020 do Conselho Nacional de Educação, de 28/04/2020, ratificamos que, em razão da especificidade deste nível de ensino, nos termos do disposto no inciso I do artigo 31 da LDB, onde a avaliação é realizada para fins de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, não haverá reposição das aulas presenciais  e nem o cômputo das aulas não presenciais. Desta forma, as prestações escolares do período em que as aulas presenciais estão suspensas, ou seja, de abril até o retorno das aulas presenciais, ficarão isentas dos pagamentos, mantendo-se, porém, os serviços por meio de aulas não presenciais.

Este ajuste ao calendário da Educação Infantil deverá ocorrer através de um aditamento ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais 2020, com anuência do responsável. A Secretaria Escolar irá encaminhar ao responsável, no endereço eletrônico cadastrado, o termo de  aditamento ao contrato,  que deverá ser assinado pelo responsável legal e entregue para arquivo no prontuário do aluno.

Aos pais que efetuaram os pagamentos da Educação Infantil do período aludido a escola fará a compensação das parcelas futuras ou devolverá os valores pagos. Para a devolução, pedimos que envie solicitação para tesouraria@cssg.g12.br e nos informe os dados bancários e CPF do contratante para procedermos ao reembolso de imediato.

Certos de contar com a vossa compreensão, desejamos que Deus, em sua infinita bondade, proteja a cada um dos pais e a todos da sua família.

Fraternalmente em Dom Bosco,

 ” >

Senhores Pais e/ou responsáveis,

Foi enviado para seu endereço eletrônico cadastrado em nossa base de dados um link para responder apenas a uma pergunta sobre Férias. Por favor, caso ainda não o tenha feito responda para que possamos ter o máximo de dados no embasamento de nossa atitude futura.

Conforme os senhores receberam em seu endereço eletrônico as informações sobre o Desconto Emergencial, o colégio disponibiliza em seu portal o formulário para acesso e solicitação. Importante, o CPF informado deve ser o do responsável pela assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Conforme notícias advindas dos jornais digitais, a orientação dos órgãos públicos é fazer um recesso de quinta-feira (feriado de Corpus Christi) até domingo.  Segundo estas fontes, o objetivo das autoridades de saúde é evitar nesses dias que a população saia de casa e que se conscientize cada vez mais da necessidade do isolamento social.   

Diante desta situação, informamos que manteremos o recesso escolar do dia 12/06 (sexta-feira) previsto em nossa agenda. Portanto, neste dia não teremos aulas online.

 Outrossim, informamos que até o momento não temos uma posição da Prefeitura Municipal de Cuiabá quanto ao reinício das aulas presenciais previstas para o dia 15/06/20. Dessa forma, o Colégio Salesiano São Gonçalo continuará com as aulas remotas na próxima semana.

 Que Nossa Senhora Auxiliadora nos proteja e nos guarde.

 ” >

Comunicamos que o Colégio Salesiano São Gonçalo assume o cumprimento ao disposto na Lei nº 11.150/2020, sancionada em 01/06/2020 pelo Governador do Estado, e reitera o compromisso de cumprir com o conteúdo programático e carga horária contratada, como anteriormente informado.

No que tange ao disposto no Art. 1º da referida lei, que concede desconto sobre a parcela da anuidade, informamos que o Colégio Salesiano São Gonçalo atende integralmente ao dispositivo legal, pois todos os alunos já possuem referido desconto.

Com relação ao Art. 2º da lei comentada, o qual trata da suspensão da obrigatoriedade do pagamento de 10% a 30% das mensalidades, informamos que disponibilizaremos o formulário de requerimento junto à Tesouraria, mediante prévio agendamento, pelo telefone (65) 3616-8102, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, aos interessados em fazer este requerimento. Comunicamos que os pagamentos dos valores suspensos deverão ocorrer até 90 dias a contar do retorno das aulas, na forma prevista no parágrafo 2 do artigo 2 da lei em questão.

No tocante à reposição das aulas suspensas presencialmente, o Colégio Salesiano São Gonçalo se compromete a canalizar todos os esforços para cumprir integralmente e de forma presencial os nossos serviços educacionais, pois é desta forma que atingiremos a qualidade esperada pelos nossos alunos e pela nossa comunidade educativa.

Em havendo esta possibilidade, o calendário escolar será reorganizado e submetido à aprovação do órgão competente e, em seguida, disponibilizado aos pais, de modo que fique claro o cumprimento da matriz curricular e a carga horária contratada.

Neste aspecto, seguiremos o nosso planejamento anual de igual teor e forma, ou seja, tanto a previsão dos custos quanto a previsão das receitas seguirão o mesmo planejamento estabelecido para o ano letivo de 2020. Obviamente que, neste período de suspensão das aulas presenciais, a instituição tem inúmeros custos otimizados (energia elétrica, água e esgoto, materiais de insumos, etc…), porém tais custos retornarão nos momentos das aulas presenciais. Destacamos ainda a necessidade de abarcarmos novos custos e investimentos que faremos para o retorno das aulas diante desse novo cenário estabelecido pela pandemia.

Finalmente, após a liberação dos órgãos competentes para o retorno das aulas, caso não tenhamos tempo hábil para a reposição das aulas suspensas presencialmente, faremos o cômputo das aulas remotas como parte dos dias letivos e a redução da prestação escolar, na forma de desconto nas parcelas futuras, equivalentes a esses dias. Afinal, entendemos que esse segmento tem menor custo para a instituição.

Contamos mais uma vez com a parceria e compreensão de todos e desejamos que Deus proteja a cada um de vocês pais e a todos da sua família.

Fraternalmente em Dom Bosco,

 ” >

Senhor Responsável,

Primeiramente, agradecemos profundamente pela parceria e compreensão diante desta nova forma desafiadora que está sendo ensinar os seus filhos, nossos alunos, ante este cenário de pandemia. A nossa gratidão e o nosso muito obrigado!

Esta comunicação tem o objetivo de demonstrar as possibilidades do cumprimento do nosso ①calendário escolar 2020, discorrer sobre alguns ②encaminhamentos financeiros, elencar alguns ③investimentos realizados e previstos para o retorno das aulas presenciais.

Calendário Escolar 2020

1ª Possibilidade: Encontra-se à disposição na Secretaria Escolar o calendário escolar com a previsão de volta às aulas até o mês de julho/2020. Havendo o retorno às aulas dentro desse prazo, o colégio fará a reorganização de todas as aulas suspensas na forma presencial, de modo que essas reposições acontecerão aos sábados, nos recessos escolares, durante o mês de dezembro (com previsão de uma pequena pausa para o Natal e Ano Novo) e com previsão para finalização ao final do mês de janeiro de 2021.

2ª Possibilidade: Caso as aulas presenciais voltem após o mês de julho, a reorganização do calendário escolar 2020 será adaptada às orientações emanadas do Conselho Estadual de Educação ou da Seduc/ MT para o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, no que diz respeito ao cumprimento de quantos dias letivos mínimos, ou das 800 horas, bem como aproveitamento das aulas remotas ou atividades afins para sua execução e cumprimento.

Importante! Caso o colégio tenha de optar por esta possibilidade para o cumprimento do calendário escolar de 2020, ou seja, computando as aulas remotas como dias letivos, faremos a reavaliação dos valores equivalentes a esses dias, que poderão ser amortizados nas parcelas futuras, em havendo menor custo operacional desse segmento.

Encaminhamentos Financeiros

  • As parcelas da anuidade de 2020 que ficarem em aberto durante o período da pandemia poderão ser quitadas até o término do calendário escolar de 2020, isentos de encargos e mantido o desconto constante no boleto;
  • A parcela do mês de vencimento do período de maio até o mês de retorno das aulas presenciais poderá ser quitada em até 4 vezes, por meio de cartão na Tesouraria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h,  ou por solicitação de boleto presencialmente ou por e-mail: tesouraria@cssg.g12.br.

Investimentos

  • Disponibilização de infraestrutura em tecnologia para realização de aulas remotas;
  • Disponibilização de lavatórios portáteis que serão distribuídos nos principais pontos do colégio para higienização;
  • Disponibilização de tapetes sanitizantes para as entradas do colégio;
  • Disponibilização de termômetro para aferição de temperatura;
  • Disponibilização de (1) uma máscara reutilizável por aluno e educador da instituição;
  • Disponibilização de álcool em gel em diversos pontos do colégio;
  • Contratação de um profissional da saúde para estabelecer um protocolo a ser seguido pela instituição;
  • Treinamento de educadores quanto as práticas de biossegurança pelo profissional de saúde;
  • Sanitização de todo o complexo escolar por empresa especializada;
  • Montagem de estrutura em acrílico para proteção individual de cada aluno em sala de aula. Esta possibilidade encontra-se em estudo!

Entendemos que o momento é de muitas apreensões, angústias e dúvidas, e com o nosso colégio não tem sido diferente. Por isso, pedimos o entendimento pela ausência de informação no tempo em que cada um de vocês pais esperam, mas não tenham dúvidas de que estamos empenhados em entregar o melhor para os nossos alunos e familiares.

Finalmente, pedimos que continuem se esforçando em pagar as prestações escolares, pois dependemos desses recursos para mantermos os nossos custos operacionais, com o compromisso de entregarmos um ensino de qualidade aos nossos alunos e mantermos os empregos dos nossos Educadores, cujos salários estão sendo mantidos na totalidade pela instituição.

Contamos mais uma vez com a parceria e a compreensão de todos para juntos, construirmos uma nova história. Desejamos que Deus proteja a cada um de nós e às nossas famílias.

Fraternalmente em Dom Bosco,

 ” >

Cuiabá-MT, 17 de abril de 2020.

Estimados Pais e/ou responsáveis,

Conforme comunicado anterior, as aulas retornaram na modalidade não presencial a partir do dia 13/04/2020. Entretanto, é preciso ficar claro que já temos um panorama para quando voltarmos às aulas presenciais. Nosso objetivo é o cumprimento dos dias letivos exigidos e do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Relembramos ainda a importância de mantermos o relacionamento e o foco nos estudos para que seus filhos, nossos alunos, não fiquem ociosos em casa.  As aulas online têm esse objetivo, que é o de manter o aluno envolvido, de alguma forma, com a vida escolar. Dentro de cada especificidade, os conteúdos das aulas online serão retomados na volta às aulas.

O Colégio Salesiano São Gonçalo já tem em mãos três cenários (calendários) diferentes para a volta às aulas, os quais podem ocorrer em maio, junho ou julho, conforme a autorização das autoridades de saúde e governo.
É preciso ficar claro que os alunos não perderão o ano letivo de 2020, pois será possível cumprirmos os duzentos dias letivos exigidos, conforme legislação vigente (LDB).

Com relação aos valores da anuidade escolar, informamos que será cumprida a prestação de serviços educacionais em sua integralidade e a contrapartida financeira seguirá a mesma concepção.

Caso tenham dificuldades nos pagamentos da prestação escolar durante o período da pandemia, comunicamos que as parcelas que ficarem em aberto para pagamento futuro até o final do ano, não serão cobradas com juros/multas e será mantido o desconto existente no ato do pagamento.

Rogamos à Maria Auxiliadora e São João Bosco que abençoem nossas famílias nos permitindo passar por este momento tão delicado.

Grande abraço,

 ” >

(65) 3616-8100

Avenida Dom Bosco 605
Bairro Dom Aquino CEP 78000-480 – Cuiabá (MT)
® Colégio Salesiano São Gonçalo – Todos os direitos reservados