Medicina nas melhores Universidades

USP E UFMT

A grande concorrência à entrada nos melhores cursos de medicina do Brasil não tem intimidado estudantes de Mato Grosso a disputarem as vagas. Pedro Maciel, cuiabano de apenas 17 anos, foi aprovado em primeiro lugar na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Outro jovem que se destacou foi Lucas Santos, de 22 anos e morador de Várzea Grande, selecionado para a federal do estado.

Aluno desde os anos iniciais do Colégio Salesiano São Gonçalo, Pedro Maciel optou pela matrícula em São Paulo. Segundo ele, a rotina de estudos para a boa nota no ENEM foi intensa. O calouro explica que a dedicação somada ao diferencial do ensino salesiano, foram essenciais para sua aprovação. “O que me marcou mais no colégio, foi minha formação religiosa e social, que moldaram quem sou hoje. Recebi apoio e carinho da escola, que foram importantes na minha formação, pois ali me senti acolhido, respeitado, nunca me senti diferente, tanto pelos colegas como educadores”.

Ex-estudante de direito, também da UFMT, Lucas Santos foi chamado este mês para cursar medicina, na mesma universidade. “Já tinha iniciado o curso de Direito na UFMT e descobri que não seria a rotina ideal para mim. Os cursinhos estavam caros, então consegui por meio do Colégio Salesiano São Gonçalo uma bolsa de estudos e, após dois anos de dedicação, passei para medicina”, comenta.

Em geral, para medicina as notas de corte são as mais altas. Na última seleção do SISU variaram entre 769,73 e 901,50 pontos na ampla concorrência.

Para ser aprovado, a disciplina nos estudos é o gatilho essencial para alcançar um bom resultado. “A disciplina é fundamental. Cada aluno tem sua especialidade e deve saber qual é o seu melhor método de estudos. Como dica, prefiro realizar breves anotações e tirar dúvidas na sala de aula, ao invés de sair copiando tudo do quadro sendo que já está escrito no livro”, explica Lucas

Pedro Maciel vai além: “o trabalho integrado de família, amigos e escola foram essenciais para minha aprovação. Minha dica para quem busca realizar esse sonho, em ser médico, é ter compromisso consigo mesmo e explorar bem tudo que seus professores podem lhe oferecer. No meu caso, tive os melhores professores”, ressalta. 

Segundo o diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo, padre Paulo Vendrame, a inovação, qualidade de ensino e os valores são os diferencias do método salesiano, que prepara o aluno não só para a universidade e sim para a vida. “Estamos alcançando ótimos resultados nas provas do Enem e nos vestibulares tradicionais a cada ano e, percebemos o apreço e gratidão dos alunos para com a nossa instituição, que busca cuidar do social e do intelecto dos estudantes”.

Alguns de nossos resultados em 2018 – clique aqui para visualizar a lista dos aprovados