Bem-vindos aos nossos tutoriais de acesso para as aulas online.

Visualize os vídeos!  São vídeos curtos de no máximo 3 minutos. Neles você vai encontrar todas as informações necessárias para seu primeiro acesso, introdução de sua matrícula em sua série e turma e muito mais informações.

Ao longo desta semana que antecede o início das aulas “online” divulgaremos, paulatinamente e rotineiramente, vídeos de auxílio no uso das ferramentas. Em caso de dúvidas, acesse o seu e-mail e encaminhe sua dúvida para o(a) Orientador(a) da sua série. O código de acesso para sua turma será enviado no e-mail do responsável pedagógico, o mesmo que recebeu seu endereço de e-mail no formato ra@estudante.cssg.g12.br (pai, mãe ou seu responsável legal).

Verifique sempre o LIXO ELETRÔNICO e SPAM para ver se o e-mail da escola não foi direcionado para uma destas caixas, ao invés de ir para a CAIXA DE ENTRADA.

Ao final da galeria de vídeos existe uma seção de perguntas e respostas que poderão esclarecer a maioria de suas dúvidas, elas abordam a maioria das situações que podem ocorrer durante o processo de registro e utilização.

PERGUNTAS FREQUENTES

Questões mais solicitadas e respostas fornecidas

Senhores pais,

Diante da atual situação que o país se encontra, precisamos nos reinventar e proporcionar aos senhores tranquilidade para as aulas online. O texto abaixo estará com todas as informações possíveis para que seu(sua) filho(a) possa acessar de maneira tranquila e satisfatória as atividades e aulas. No entanto, sabemos que as vezes a internet falha ou outros problemas acorrem. Peço a vocês que não se preocupem  e entre em contato conosco por e-mail que vamos lhe auxiliar. Seu(sua) filho(a) não ficará prejudicado.  O atual momento é de sermos cada vez mais parceiros.

Neste momento o procedimento adotado pela nossa escola frente a situação apresentada será desenvolvido da seguinte forma:

  1. criação de e-mail corporativo para todos os alunos da escola;
  2. concentração das informações (material de estudo, comunicações, etc) na ferramenta Google Sala de Aula (ClassRoom) e Google Meet (vídeo aula online);
  3. e-mail das Coordenações, Orientações e demais educadores para contato direto dos pais.
  4. os avisos das aulas online serão disponibilizados na ferramenta Google Sala de Aula assim como todos os demais avisos;
  5. todas as publicações feitas pelos professores nesta ferramenta são enviadas imediatamente no endereço de e-mail corporativo que o aluno recebeu – ra@estudante.cssg.g12.br

O procedimento para cadastramento e autenticação do aluno para assistir as aulas online é bastante simples e rápido, logo abaixo existem vídeos curtos de no máximo 3 minutos que explicam passo a passo o que deve ser feito.

Vamos exemplificar aqui quais os passos esênciais para estar apto a utilizar a ferramenta de download de materiais e avisos e também a ferramenta  de aula online (videoconferência).

COMPUTADOR OU TABLET

  1. tenha em mãos o endereço de e-mail que a escola criou para você e que foi enviado para o e-mail de um de seus pais ou responsável, foi enviado o e-mail e também a senha deste e-mail institucional no formato seura@estudante.cssg.g12.br
  2. vá para o site da Google e efetue login com este endereço de e-mail, também pode ir, se achar melhor, diretamente para o site do Gmail, ao acessar pela primeira vez o seu novo e-mail será solicitado que troque sua senha, esta nova senha deve ter ao menos 8 dígitos
  3. importante, para o processo do ítem 2 (registro do e-mail) é importante que você tenha se desconectado de todas as suas contas do Gmail no momento, isso pois a ferramenta só permite acesso de e-mails criados no domínio do colégio, se você estiver conectado com seu e-mail pessoa algumacoisa@gmail.com você não conseguirá acessar a sala de aula
  4. estando conectado no e-mail apenas com o endereço fornecido pela escola anote o código de sua sala que também foi enviado para o e-mail de um dos seus pais ou responsável, de preferência use a opção copiar (ctrl + c) e colar (ctrl + v), isso pois o código pode lhe confundir com letras ou números tipo 1 (número) e l (letra) e 0 (numero) e 0 (letra)
  5. com seu e-mail aberto clique nos pontinhos que aparecem no canto superior direito e escolha Google Sala de Aula, ao fazer isso uma tela será apresentada a você sem nenhuma sala disponível, clique no canto superior direito no sinal de + e escolha “participar da turma” , ao fazer isso uma janela para digitar o código da turma é aberta, cole o código lá
  6. ao colar o código a sala passa a aparecer para você e ai é só clicar nela e entrar para visualizar todos os materiais, disponíves, os avisos, os horários das aulas online e todos os outro materiais disponíveis.

Não se esqueça, ao final desta página existem vídeos explicando passo a passo todos esses procedimentos, visualmente é muito mais fácil entender o processo.

CELULARES

O procedimento de inscrição e autenticação de e-mail é exatamente o mesmo, a forma como você faz isso depende do tipo de seu celular (Android ou IOS), a configuração é particular de cada um e não depende de interferência da escola no processo, repetindo, é configuração que você faz no seu próprio celular para cadastrar novas contas de e-mail. Neste sentido a escola não tem como lhe ajudar.

Com relação a utilização do celular você precisa baixar na loja do seu modelo (Android ou IOS) o aplicativo MEET que permite a conferência e participação nas aulas online.Também é necessário baixar o aplicativo Google Sala de Aula (Classroom). Ambos são gratuitos.

Baixando esses aplicativos e configurando corretamente o seu endereço de e-mail no celular você tem acesso a tudo.

Se você utiliza celular com sistema operacional Android, nesta seção de perguntas e respostas tem um link para explicar passo a passo como fazer o acréscimo de uma segunda conta. Visualize ele, pois tivemos alguns pais que estavam fazendo errado, ao invés de acrescentar a conta do aluno estavam tentando eliminar a conta padrão de e-mail e modificar isso deixando a do aluno como conta única. ISSO NÃO É PARA SER FEITO.

Não. Você pode utilizar o que mais lhe agradar, tanto o computador quanto o celular lhe possibilitam a mesma interação. Caso utilize o computador você não precisa fazer download de nada, o próprio e-mail corporativo que lhe foi fornecido lhe permite acesso a todas as ferramentas citadas e outras (documentos, planilhas, apresentações, etc), já se for utilizar o celular você vai precisar fazer o download gratuito na loja da Apple ou da Google, depende da marca de seu celular. O próprio celular avisa você que o download é necessário e lhe encaminha para a loja. É bem tranquilo, igual a instalação de qualquer outro aplicativo ou jogo que você já tenha realizado em seu celular.

É possível a utilização de celulares tanto Android quanto IOS para utilizar o Google Sala de Aula e o Meet para as aulas online.

Inicialmente você deve fazer a configuração de e-mail em seu celular, utilize o e-mail corporativo que lhe foi fornecido (ra@estudante.cssg.g12.br) e depois de configurada a conta baixe os seguintes Apps gratuitos:

  • Meet para Google;
  • Google Sala de Aula (Classroom)

Se você utiliza celulares com sistema operacional Android vá para a loja da Google para baixar, se utilizar IOS vá para a loja da Apple para baixar.

O processo de instalação é o mesmo que você está acostumado a fazer em seu celular, instalação normal de aplicativo.

Os celulares com sistema operacional Android são um pouco mais “enrolados” para se criar uma segunda ou terceira conta no mesmo aparelho, para o sistema IOS (Apple) é muito simples, mas no android você precisa seguir alguns passos. Neste link que disponibilizo ao final tem o passo a passo para se efetuar este trabalho, simples e rápido.

clique aqui para visualizar o tutorial

Alguns pais nos ligaram reclamando que a inserção de outra conta no celular iria causar problemas, pois receberam uma mensagem que todos os dados seriam apagados e a conta padrão seria substituida pela que estava sendo informada. Sim isso ocorre se fizerem o procedimento errado. No link anterior há o passo a passo de como se inserir uma segunda conta. No link abaixo é o procedimento QUE NÃO DE DEVE EXECUTAR  mesmos que realmente queira substituir a conta padrão de seu celular.

clique aqui para visualizar o tutorial

Exatamente uma mãe de aluno reportou o seguinte erro:

Fiz o download do Meet e do Google Sala de aula na loja da Google e instalei no celular de meu filho, pelo computador ele consegue acessar tanto a aula online quanto o Google Sala de Aula onde os materiais e avisos são postados, mas pelo celular não consigo. O que pode ter ocorrido ?

Pois bem, o problema é que o celular em questão não tinha nenhuma senha de bloqueio, sendo assim verificamos que com o simples acréscimo de uma senha no celular o problema foi resolvido.

Tenha sempre senha no celular para isso não ocorra.

Os celulares com sistema operacional IOS (Apple) são bem simples de se inserir uma segunda ou terceira conta de e-mail para ser visualizada. No link abaixo um tutorial de como isso pode ser feito de maneira fácil e rápida.

clique aqui para visualizar o tutorial

Os alunos que perturbarem o desenvolvimento normal da aula serão excluídos da sala, anotado seus nomes e informado aos pais, via telefone do ocorrido, em caso de reincidência sanções disciplinares serão aplicadas e até a suspensão temporária do e-mail de acesso a aula online.

A principal regra de participação é que você esteja com seu endereço de e-mail corporativo regularizado, você deve ter acessado, após o recebimento, trocado sua senha e feito sua inscrição na sua sala e série com o código da sala que recebeu.

Feito esta regularização você possui acesso as informações para o link da aula, agora vamos especificar o que deve fazer ao entrar e como assistir a aula do professor.

  1. desabilite seu Microfone (obrigatório) e sua Câmera (opcional);
  2. não faça intervenções durante a explicação do professor;
  3. aguarde o professor perguntar aos alunos se possuem alguma dúvida (isso vai variar de professor para professor). Alguns professores irão solicitar que você não faça a pergunta verbalmente, ao invés disso você deve fazer a pergunta via Chat do aplicativo e assim ao final da explicação ele lê sua pergunta no chat e responde imediatamente após a explicação do conteúdo;
  4. não efetue conversas paralelas durante a explicação, antes da aula começar fale a vontade com seus colegas, mas começando a aula silencie seu microfone;
  5. não deixe celular ou outros equipamentos próximos ao seu computador, eles causam ruído e microfonia que atrapalha a todos na aula, um ruído estridente e agudo ocorre quando isso acontece;
  6. cuidado com sua câmera, se ela estiver ligada outra pessoa participante pode ver o que você está transmitindo, esteja de trajes adequados e em lugar tranquilo onde pessoas não fiquem passando atrás de você;
  7. não se preocupe se não conseguir fazer uma pergunta ou não entender na hora, o professor tem seu e-mail divulgado para todos, assim como no Google Sala de Aula você pode fazer uma pergunta particular para ele ou para toda a sala, além disso será disponibilizado pela maioria dos professores um vídeo curto de 5 minutos fazendo um resumo da aula e este vídeo ficará na ferramenta Google Sala de Aula na pasta da disciplina do professor;
  8. você está identificado na reunião, qualquer quebra de regras que houver o professor poderá solicitar que  você não participe da sala remotamente e também a Coordenação Disciplinar (Gonçalo) poderá aplicar sanções disciplinares posteriormente;
  9. se houver problemas com sua conexão não se desespere, haverá momentos para que entre em contato com o professor e solicite explicações extras.
  10. em resumo comporte-se para que a aula seja produtiva para todos.

Caso você não tenha recebido seu e-mail corporativo entre em contato com a Orientação de sua série e informe o ocorrido, para tanto também inclua dados pessoais e CPF do responsável pela assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais. Estes dados são necessários para verificação de autenticidade do pedido. Caso deseje também pode acessar o site do colégio (http://www.cssg.g12.br) e no menu superior, opção CONTATO escolher a opção NÃO RECEBI E-MAIL e depois escolher sua série e solicitar o endereço, não se esqueça de preencher os dados solicitados, todos são obrigatórios.

Ensino Médio

  • rosinaldo@cssg.g12.br (1ª séries)
  • helenitamoreira@cssg.g12.br (2ª séries)
  • marciamiguel@cssg.g12.br (3ª séries)
  • josefrancisco@cssg.g12.br (coordenador)

Anos Finais

  • lino@cssg.g12.br (8º e 9º anos)
  • leide@cssg.g12.br(6º e 7º anos)
  • beatriz@cssg.g12.br (coordenadora)

Anos Iniciais

  • arlenesaldanha@cssg.g12.br (4º e 5º anos)
  • mariacosta@cssg.g12.br (3º e 2º anos)
  • christine@cssg.g12.br (1º anos e Educação Infantil)
  • marlene@cssg.g12.br (coordenadora)

Após receber o e-mail corporativo assista ao vídeo curto (3 minutos) que disponibilizamos nesta página. Basicamente você deve fazer o seguinte:

  1. acessar o Google (http://www.google.com)
  2. vá para o canto superior direito e escolha Gmail ou então “Fazer Login”
  3. dependendo de cada caso, se você já tiver uma conta do Google, escolha a opção “Usar outra conta”, se você ainda não tem conta do Google coloque o endereço de e-mail que recebeu – ra@estudante.cssg.g12.br e informe a senha quando solicitado;
  4. ao acessar ele vai pedir para que troque a senha, observe que a nova senha deve ter no mínimo 8 dígitos, pode ser qualquer coisa, uma frase, somente letras, somente números, combinações de letras e números, o que você desejar;
  5. se quiser depois trocar novamente sua senha isso pode ser feito;
  6. pronto, você já está com tudo configurado.

Bem, antes de entrar em contato com suporte faça o seguinte procedimento:

  1. vá até o seu endereço de e-mail pessoal que recebeu os dados (e-mail de seu pai, mãe ou responsável legal) e selecione a senha, após a seleção utilize a opção de COPIAR (ctrl + C);
  2. quando a senha for solicitada utilize a combinação de teclas (ctrl + V) ou botão direito do mouse e COLAR, fica a seu critério;
  3. veja se passa, se não passar entre em contato com a Orientação da sua série para providências necessárias;
  4. lembre-se de selecionar apenas a senha, não selecione espaços em branco nem antes e nem depois dela, apenas a senha.

A opção do copiar e colar é interessante, pois em alguns casos o usuário pode não saber identificar se a senha gerada foi com 0 (zero) ou 0 (letra) a mesma observação vale para outras situações.

O código da sala foi enviado para o endereço de e-mail do seu pai, da sua mãe ou do responsável legal que está cadastrado no Gennera, caso nenhum deles tenha recebido (não esqueça de visualizar a caixa de SPAM e LIXO ELETRÔNICO) Entre em contato com a orientação de sua série para que o orientador(a) informe sua sala (turma) e série e receberá no e-mail esse código

Tem um vídeo nesta página, explicando como fazer isso, mas resumidamente é o seguinte:

 

acesse seu e-mail corporativo (ra@estudante.cssg.g12.br) pelo Google;

depois de acessar existe uma série de 9 pontinhos no canto superior direito da tela, clique sobre ele e diversos aplicativos serão mostrados para você;

escolha a opção Google Sala de Aula;

sua sala e turma serão apresentadas para você, clique sobre ela e pronto.

Pode ocorrer de você acessar e não encontrar nenhum material disponível de todos os professores ou somente de algum professor, não se preocupe, de acordo com as postagens você recebe o comunicado no seu endereço de e-mail corporativo. Alguns professores optaram por fazerem as postagens ao longo da semana para não sobrecarregar o aluno com excesso de informação neste início.

 Lembre-se, os materiais podem ser visualizados pela comunicação no seu e-mail, pelo MURAL no Google Sala de Aula ou pelo menu ATIVIDADES do Google Sala de Aula, para isto escolha a pasta da disciplina para ver separadamente cada um dos materiais postados. É só clicar na pasta da disciplina.

Não, somente com o e-mail que foi criado em nossa escola é que você consegue participar.

A escola não irá criar e-mails corporativos para os responsáveis, apenas para os alunos, sendo assim se quiserem acompanhar as atividades juntamente com seu filho é só utilizar o e-mail dele no seu computador ou celular.

Você não precisa apagar nada de sua conta pessoal, apenas acrescentar a conta de e-mail que foi criada para ele, caso ele altere esta senha você deve ser comunicado por ele.

Se for usar no computador não precisa baixar nada, mas se for utilizar no celular precisa baixar os aplicativos na loja da marca de seu celular, como já foi exposto aqui. É tudo gratuito.

Se você tiver configurado seu computador ou celular para lhe enviar notificações toda hora que recebe algum e-mail tudo bem, vai saber na hora da postagem, se ele não for configuração para este fim então deve rotineiramente verificar seu e-mail para saber se foi postada alguma coisa pelos professores de sua sala.

Introdução

Introdução sobre as ferramentas e processos que utilizaremos para as aulas online (acesso)

acessar o e-mail cssg criado

Como você faz seu primeiro acesso utilizando o e-mail institucional que lhe foi enviado

matricular-se na sala

Como você faz a sua matrícula em sua série e turma para recebimento de materiais e informações

acesso após a inscrição na sala

Aqui você verá como será o seu acesso a sua sala (turma) após a efetivação de sua inscrição

visualização de postagens: e-mail

Aqui você pode visualizar como são mostrados os avisos de novas publicações dos professores

acessar uma aula online

Como você pode acessar uma aula online através do link enviado para seu e-mail

fazer um comentário no mural

Veja como você pode fazer um comentário no mural em uma postagem realizada pelo professor

FILTRAR O QUE RECEBER NO E-MAIL

Como você pode fazer as configurações para parar de receber comunicados no e-mail criado

DEVOLVER UMA ATIVIDADE ATRIBUÍDA

Como você pode devolver um trabalho feito e solicitado pelo professor (redação por exemplo)

devolução de trabalho professor

Informação de como o processo funciona, desde a atribuição até a devolutiva do professor

RECEBIMENTO DE NOTA PELO ALUNO

Aqui você verá como é sua visão ao receber a nota da atividade devolvida para correção

ENVIO DE DÚVIDAS AO PROFESSOR

Como você pode enviar uma dúvida em particular para seu professor