Atomística, o modelo de Bohr

AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

“Os alunos do 9º ano do ensino fundamental(A.F) durante aula experimental de Química ,aos cuidados da profª Suzamar realizaram em um primeiro momento, a queima de diferentes sais inorgânicos para entendimento do Modelo atômico de Bohr, experimento denominado teste de chama.  

O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da eletrosfera do átomo absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.

Quando esses elétrons excitados retornam ao estado fundamental(inicial), libera a energia recebida anteriormente em forma de luz visível. Cada elemento libera a radiação num comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um
elétron é única para cada elemento.

A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores, e dessa forma, foi possível a identificação de determinados cátions presentes nas amostras de sais.

Foram feitos ainda, testes de fluorescência com alguns materiais de uso cotidiano como água tônica e canetas “marca texto” na presença de luz negra. As observações de fluorescência acontecem porque a lâmpada negra emite luz ultravioleta, que é invisível ao olho humano, mas que superfícies brancas, bloqueadores solares, o líquido com a tinta das canetinhas, e outros conseguem refleti-lo.

Da mesma forma, água Tônica contém uma substância química chamada quinino que lhe confere um sabor característico e torna azul brilhante quando exposta à luz negra, pois refletem a luz ultravioleta.”